Está abrindo sua empresa e não sabe qual nome colocar?
É realmente muito difícil, nós também já passamos por esse processo. Após ler nossas dicas você não irá sair com o nome pronto, mas com certeza saberá como chegar até ele com mais facilidade.
1- Defina os objetivos da sua empresa
Qual mensagem você quer passar para seu consumidor. O nome da sua empresa definirá também o posicionamento, por isso, você deve ter em mente a visão do seu negocio, qual problema você quer resolver para seu público-alvo.
2. Faça diferente
Se diferenciar não é ser complicado, mas sim inovador. Utilizar nomes que se diferenciam da sua concorrência ajuda sua empresa se destacar e aumentam sua chance de ser lembrado.
3. Seja breve e objetivo
Nomes mais curtos são mais fáceis de ser lembrado. Também possuem uma leitura mais objetiva, em meio a muita comunicação visual sua marca terá mais destaque, mais força e o seu consumidos fará a leitura de mais rápida.
Comunicar o obvio é uma forma de ser objetivo. Ex: Burguer King; Casa da Cerveja; Fast Shop.
Abreviar ou utilizar sigla é uma estratégia para tornar seu nome curto. Ex.: GM - General Motors; C&A - Clemens e August Brenninkmeijer.
4. Fuja do comum e JAMAIS use nomes iguais ou baseados em outra empresa
Sabemos que é grande a tentação de usar o nome ou complemento PRIME para deixar claro que a sua empresa possuí produtos/serviços de qualidade. Mas existem várias maneiras de passar essa mensagem fugindo de termos clichês. Além de nomes que transmitam essa sensação, toda a identidade visual e posicionamento da sua empresa pode, e deve, passar a impressão desejada ao cliente.
Jamais use nomes de de personagens ou empresas de outros segmentos, como por exemplo: Pluto Petshop, Homer Lanches, Starkombi Café.
A utilização de personagens famosos e de nomes baseados em outras empresas caracteriza uso indevido de obra intelectual, você pode ser notificado pela detentora dos direitos e ter que alterar o nome da sua empresa. E mesmo que você faça a alteração e evite ter que pagar uma indenização, a perda financeira é inevitável. Já que você precisará refazer seus materiais visuais, fachadas, uniformes e ainda trabalhar em cima da divulgação dessa sua “nova" empresa.
5. Anote suas ideias
Todas as ideias. Anote todos os nomes que vir a sua mente. Selecione pessoas importantes, sócios, amigos, família, pessoas que podem contribuir com mais ideias, não descarte nenhuma.
Brinque com suas ideias, misture elas, abrevie, faça votações para as melhores.
6. Faça uma pesquisa de registro
Já tem suas melhores opções? Se quiser evitar plágios ou cópia do nome da sua empresa faça uma pesquisa INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para verificar se o nome está disponível para registro.
Verifique também se o registro ou domínio do seu site está disponível (exemplo: rockad.com.br)
Além de um nome forte, sua empresa precisa criar uma marca inesquecível e nós podemos ajudar nisso, entre em contato!